Antes da Meia Noite - Before Midnight (2013) de Richard Linklatter
- Thiago Beckenkamp
- 13 de jul. de 2015
- 1 min de leitura

18 anos após o primeiro filme, Richard Linklater continua me fascinando. Poucas vezes vi um diretor falar de amor de uma maneira tão real. Uma trilogia que apesar de manter a temática, inova a cada filme.
Em Antes da Meia Noite, acompanhamos Jesse, personagem de Ethan Hawke, e Celine, personagem de Julie Delpy, em uma nova fase de suas vidas. Agora casados e com filhos, vivendo alguns dilemas da vida real. O filme segue a mesma linha dos dois primeiros. Longos trajetos em plano sequência com diálogos muito bem elaborados e um show de interpretação de ambos os protagonistas.
Assim como nos filmes anteriores, imergimos no relacionamento de Jesse e Celine. A sublime sensibilidade do filme faz com que o expectador vivencie aquela experiência, e ao final de cada filme nos sentimos íntimos do casal. A cronologia dentro do filme é a mesma do lançamento de cada um deles. O que faz com que possamos experimentar diversas épocas do relacionamento dos personagens.
O roteiro escrito em parceria entre o diretor Richard Linklater, Ethan Hawke e Julie Delpy, dá aos atores maior liberdade. E ainda abre espaço para improviso na gravação das longas tomadas de diálogos. O resultado é uma conversa tão natural e espontânea que em momentos tive a sensação de assistir a um documentário.
Uma obra singular em todos os sentidos. Richard Linklater é sem dúvida um diretor com características únicas. Ele consegue falar de amor em uma situação real, sem magia ou conto de fadas, mas ao mesmo tempo, sem deixar que a beleza se perca. Richard Linklater é tudo o que Godard não conseguiu ser.
Commenti